terça-feira, 17 de março de 2009

Rolo da Torah

Por Roeh Manoel Carneiro
A Torah* é o manual da vida, ou doutrina da vida é a sabedoria do Todo Poderoso Elohim, Ele entregou através do seu servo Moises. Ela não pode ser acrescida nem diminuída, pois quem a deu sabe tudo desde o principio até o fim. O principio básico da Torah é o amor ao próximo, é como um pai guiando seus filhos para felicidade.

A Torah tem com objetivo para os judeus desenvolver uma sociedade espiritual e de moral elevada, por isso o mundo gentílico não é favorável a ela. Yeshua tem como base de seus ensinos a Torah, Ele era um moralista, talvez se vivesse hoje no meio desta geração fosse taxado legalista.

Moralista; adj. e s., m. e f. 1. Que, ou quem escreve sobre moral. 2. Que, ou quem preconiza preceitos morais.
Moral: adj. m. e f. 1. Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2. Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3. Diz-se de tudo que é decente, educativo e instrutivo. S. f. 1. Filos. Parte da filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. 2. As leis da honestidade e do pudor. S. m. 1. Conjunto das nossas faculdades morais. 2. Disposição do espírito, energia para suportar as dificuldades, os perigos; ânimo. 3. Tudo o que diz respeito ao espírito ou à inteligência (por oposição ao que é
material).


Yeshua proclamou no sermão da montanha: “Não penseis que vim abolir a Torah (Lei de Moisés) e os ensinos dos Profetas, não vim acabar vim cumprir” (Mat. 5:17). Acabar com a Torah seria baixar a moral e entregar o mundo a anarquia, e Yeshua veio para levantar a moral do seu povo, por isso cumpriu todos os requisitos que seu Pai estabeleceu na Torah, tornando-a Gloriosa digna de respeito por todos os seu seguidores.


Os requisitos da Torah podem ser cumpridos pelos judeus e israelitas, pois o Eterno a fez para eles. O goim (gentio) não tem essa obrigação a não ser que se converta ao judaísmo, a religião que a mesma foi dada. Quem entregou a Torah a Moises é um ser incapaz de errar, Ele tem conhecimento da estrutura do homem, pois foi quem o criou. A fez para ser cumprida, honrada, amada, pelos seus filhos e devemos ter felicidade em conhecer essa dádiva divina.
_________________________
*Torah (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanach (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).